Aviso Importante:
Este Site em Breve vai estar fucionando com um novo endereço
WWW.MIDIADABAHIA.COM.BR
Aguardem.

sábado, 8 de outubro de 2011


Poeta Nazareno é Diplomado em Academia de Letras no Estado do Espírito Santo
08/10/2011
Lucivalter Almeida dos Santos, filho de “Lucindo Ferroviário” (de saudosa memória), nasceu em Nazaré (das Farinhas) BA, no histórico hospital Gonçalves Martins, em 26 de agosto de 1970. É Ministro Evangélico; Professor; Bacharel em Teologia; Poeta; Escritor e Bacharelando em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná -UNOPAR. Durante a fase de estudos, aos 13 anos de idade, ingressou na arte do teatro amador, sendo integrante do Grupo Teatral Naja (GRUTENAJA), no qual sua atuação inicial era recitar poesias de poetas nazarenos, preparando o público até o desenrolar da peça;
vindo daí o seu interesse pela poesia; tendo como principais incentivadores o Teatrólogo, jornalista e poeta Carlos Silveira e o jornalista, poeta e escritor Abinael Moraes Leal. Autor dos livros: Exaltando o Criador (Coletânea de poesias); Examinar é Importante (Opúsculo devocional); "Lições para Nossa Vida!" e “Inspiração Poética, um dom de Deus” (a serem publicados).

>>> PRÊMIOS LITERÁRIOS: *Em 1996, Venceu em 1º lugar (na Categoria Poesia), o I FESTIVAL DE MÚSICA E POESIA EVANGÉLICA DO OESTE DA BAHIA, em Santa Maria da Vitória, com a poesia "Mundo em Crise." Já em 2009, como residente na cidade de Boa Nova, levando adiante “a arte de compor versos”, recebeu prêmio de MENÇÃO HONROSA, da ACADEMIA DE LETRAS DO RECÔNCAVO - ALER, por ser um dos 10 (dez) classificados no IV Concurso Estadual de Poesias promovido pela Academia de Letras, em homenagem ao poeta nazareno José Bonfim, com a poesia "JESUS SEMPRE PRESENTE"; ganhando com isso, MOÇÃO DE APLAUSOS pela Câmara Municipal de Vereadores de Boa Nova, por contribuir colocando a cidade em posição de destaque.

Ainda no final de 2009, navegando pela internet, conheceu a CBJE – Câmara Brasileira de Jovens Escritores, sendo incentivado a acreditar mais nos seus escritos, e em janeiro de 2010, para começar bem o novo ano, foi um dos selecionados para compor a Edição da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos - Vol.61, com a poesia "DE TUDO UM POUCO..."; Também selecionado para o Vol. 62 da Antologia citada, com o poema "O PALCO DA VIDA"; para o vol. 63, com a poesia "O HOMEM GRANDE"; para o vol. 64, com o poema "DESALENTO"; para o vol. 65, com o poema "ALMA DO POETA"; para o vol.66 com o poema “AS SURPRESAS NA VIDA”; Vol. 68, com o poema “Mundo Violento”; para o vol.72, com o poema “Momentos e momentos” e o vol.73, com o poema “Eu vi...” Entre 1600 obras enviadas por mais de 800 escritores de todo o país, foi classificado no Concurso Literário "Falando de Amor", do Grupo Editorial Casa do Novo Autor, para participar de mais uma Antologia, lançada na Bienal do Livro 2010 em São Paulo, com a poesia "O MAIS IMPORTANTE É O AMOR"! Ainda pela CBJE, foi selecionado para a edição 2010 das Antologias: Os Mais Belos Poemas de Amor, com o poema "SEMPRE AS LÁGRIMAS" e Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea, com o poema "OBSERVANDO O CREPÚSCULO".

Já Pelas Edições AG, 5º lugar no XXXI Concurso Internacional Literário, com a crônica “Tente entender...” e 10º lugar com o poema “Orgulho de ser professor”! Recentemente, ao participar do VI Concurso Newton Braga de Poemas, da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) de Cachoeiro de Itapemirim/ES, ganhou prêmio DESTAQUE com o poema "DESABAFO DE UM EXCLUÍDO".

Tal participação resultou em apurada pesquisa na trajetória literária do mesmo, sendo convidado pela ACL para integrar o quadro dos Membros Correspondentes da conceituada Academia (na Terra natal do Cantor Roberto Carlos), sendo Diplomado em sessão solene no dia 26 de agosto de 2011 (um grande presente, por ter ocorrido na data do seu aniversário).
O citado evento, que foi conduzido pelo Juiz de Direito e Presidente da Instituição, Dr. Solimar Soares da Silva, foi bastante concorrido, tendo entre os presentes, o Promotor de Justiça da Cidade Dr. José Luciano, o Delegado da Polícia Federal, Jornalistas, autoridades política, e, acadêmicos de vários Estados da Federação. Atualmente com um acervo de mais de 12 livros de co-autoria, e os “livros solo” citados, Lucivalter agradece a Deus, pois tem conseguido ajudar a divulgar a sua cidade que tanto ama, através da “arte de compor versos” e desenvolve o projeto de incentivo “Acredite nos seus sonhos”.

Ele diz: “Seja qual for a sua área de atuação, a arte que exerce a vocação que tem, enfim, o dom que carrega, nunca desista de seus sonhos; acredite que você pode ganhar o mundo”. Como pressuposto, lembra de um dos mais importantes prêmios da literatura no nosso país o “Jabuti”, que em uma de suas edições teve ganhador único por falta de concorrente. Imagine se deixarmos de avançar por nos sentirmos incapaz diante da grande competitividade no “mercado”. Precisamos acreditar que se alguém tem que alcançar o “pódio”, você pode ser um dos tais; pois disso sou testemunha!”

Leia o poema “Eu Vi...” de Lucivalter Almeida.

Já andei por vários cantos,
E muita coisa eu vi:
Horas vi gente chorar,
E também gente sorrir.
Vi culturas e tradições,
Mostrando a identidade de um povo.
A diversidade é muito grande.
De norte a sul; de leste a oeste;
E principalmente no nordeste.
Vi rico banqueteando em caros restaurantes;
E pobres, o pão a mendigar.
Vi políticos com bonitos discursos,
E na prática, deixando a desejar!
Vi filas quilométricas com pessoas carentes,
Madrugando, para uma ficha disputar.
Em busca de atendimento médico,
Na esperança viva, da saúde recobrar.
Vi muita gente sofrendo,
Querendo solução, e sem saber o que fazer.
As drogas invadindo os lares,
Destruindo famílias; triste de se ver!
Vi a corrupção aumentando;
Bandidos atuando; causando medo e pavor.
A violência desenfreada;
Sem ninguém poder fazer nada; “vixe” que horror!
Mas, vi também Deus do céu olhando,
De maneira triste contemplando, esta cruel situação.
Aguardando o momento exato,
Em que vai reverter o quadro,
Com o Poder em suas Mãos.

Redação Nazaré Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário